2 Flares Twitter 1 Facebook 1 2 Flares ×

Tanto na arte como na natureza, tudo se recicla. Em termos estéticos muitos acessórios, cores e revestimentos costumam ficar em baixa por uns tempos, e reaparecer repaginados anos depois, como é o caso do ladrilho hidráulico. O nome pode parecer um pouco estranho, mas só de olhar para qualquer foto o reconhecimento é imediato, seja numa calçada pavimentada, na casa de sua avó, ou como tendência mais nova em feiras de decoração.

Ladrilho hidráulico, o retorno de uma peça tão histórica.

ladrilho hidraulico 01

Fonte: Google Imagens

Ladrilhos são comumente feitos de barro cozido e empregados como pavimentos em calçadas, bastante usados entre os anos 30 e 40. Porém, o ladrilho hidráulico é peculiar em sua composição: pó de pedra, areia fina, cimento branco e quartzo, sua fabricação exige que ele fique em processo de cura dentro de um tanque de água por até oito horas, por isso seu nome. E ele é mais sustentável que demais revestimentos por não precisar ir ao forno, evitando a emissão de gases.

Principais aplicações do Ladrilho Hidráulico

Os ladrilhos hidráulicos podem ser usados tanto interno, como externamente. Quando dentro de casa ou escritório ele costuma aparecer em cozinhas, banheiros, lavabos ou copas. Sua principal aplicação nesses espaços é bastante decorativa, aparecendo em rodapés, enfeitando faixas de pisos e paredes e criando os mais variados desenhos para combinar com o estilo aplicado deste o rústico até os desenhos mais contemporâneos. 

ladrilho hidraulico 02

Fonte: Google Imagens

Geralmente os ladrilhos internos são mais lisos por terem uma aplicação de resina protetora, o que garante a integridade dos desenhos feitos à mão (a maioria é sob encomenda por esse motivo), por isso, podem servir como pisos e azulejos também. Essa resina vem acompanhada da fábrica, com as devidas instruções de uso e aplicação.

Já para ambientes externos, como muitos de nós conhece de calçadas e garagens, há sua versão chamada: ladrilhos hidráulicos de passagem. Eles não levam a resina protetora, para não ficarem escorregadios eles recebem sulcos em sua moldagem. Quantos aos desenhos, é mais comum que ele sejam tingidos (recém até 30 tons de cinco cores distintas) e formem mosaicos na aplicação externa.

Como usar os ladrilhos artesanais na decoração

O principal diferencial do uso de ladrilhos hidráulicos na decoração está em sua exclusividade. Como a estampa e desenhos são feitos de forma artesanal, se você pedir um desenho personalizado, ninguém mais terá algo igual.

Com a espessura de 2cm a 3cm eles revestem pisos e paredes tão bem quanto pisos e azulejos padrões, quando instalados de forma correta e com o rejunto próprio são tão duráveis quanto os demais revestimentos.

ladrilho hidraulico 03

Fonte: Google Imagens

Aplicações de ladrilho hidráulico

Artesanaius ou industriais a aplicação dos ladrilhos pode ser feita até me móveis, como alguns que recebiam mosaicos antigamente quando se quebravam revestimentos antigos. Outra forma de decorar com exclusividade. Já os desenhos são bem da escolha do freguês, para ladrilhos externos de passagem o ideal é usar apenas uma cor e compor desenhos alternando-os, ou usar duas cores com forma geométricas distintas

ladrilho hidraulico 04

Fonte: Google Imagens

Mandalas, desenhos mais rebuscados e arabescos podem entrar em seu banheiro ou copa, assim como frutas e flores enfeitam as cozinhas. Uma tendência tem sido o uso de desenhos diferentes lado a lado formando uma espécie de patchwork, que fica diferente e despojado, experimente fazer algo na parede de sua sala de jantar ou de estar.

ladrilho hidraulico 05

Fonte: Google Imagens

Como cada desenho ou estampa exige um molde diferente, e quando for personalizado esse molde precisa ser criado, o custo de sua produção não fica barato. Quanto mais exclusiva for a peça, mais cara ela será, variando de R$40,00 até R$300,00 o metro quadrado. Nesses casos, se for muito para o bolso, indicamos que se faça uma faixa ou o rodapé personalizado. Na grande Florianópolis os ladrilhos e suas variedades podem ser encontrados na loja Decori Revestimentos Louças e Metais

ladrilho hidraulico 06

Fonte: Google Imagens

E ainda para aqueles que querem testar se ficaria bacana colocar em sua casa, há ao adesivos de parede que imitam esses ladrilhos, custam menos e duram menos, porém, ajudam a enfeitar e a decidir se um futuro investimento poderá valer à pena. Na Haus utilizamos o ladrilho hidráulico industrial na casa jz localizada na praia do Campeche.

ebook.haus | reforma como viabilizar o processo sem caos

banner

 

2 Flares Twitter 1 Facebook 1 2 Flares ×
Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE
2 Flares Twitter 1 Facebook 1 2 Flares ×