Select Page

ampliação de residência unifamiliar | casaMENDESMARTINS | Reforma e Interiores

Ampliação Residencial, Novas necessidades e Novos Ambientes

Ampliação de residência unifamiliar e criação de novos espaços, desta forma iniciamos os estudos para a j20 casa mendes martins, localizada no Rio Tavares, região sul de Florianópolis, próxima à bela praias e uma natureza exuberante. Com uma edificação já existente onde o programa não atende às necessidades da família a Haus foi contratada para criar uma nova proposta de morar para o jovem casal e seu filho.

Com o foco principal do novo programa de necessidades definido o projeto ampliação de residência unifamiliar prevê a inserção de um segundo pavimento inserindo ali o setor íntimo da residência. No pavimento térreo novos espaços para o setor social e serviços serão distribuídos, considerando a ampliação da sala de estar com a inserção da escada e também a ampliação do setor de serviços, trazendo a lavanderia para dentro da residência e por consequência a ampliação da cozinha.

A ampliação do setor social permitiu a inserção de dois anexos, um salão de festa com churrasqueira, e aos fundos do terreno, integrado com o jardim e ao paisagismo (veja o que ja falamos sobre as Flores e seus efeitos nas residências) uma grande área de lazer com piscina e espaços para banho de sol e recreação. A convivência, o lazer e recreação somam ao partido ampliação de residência unifamiliar importantes fatores de integração na residência.

Materiais e Aplicações

O principal elemento de destaque desta ampliação está na volumetria proposta para a escada, que é lançada à frente da edificação existente, marcando assim a entrada, e propondo à residência um grande marco estético físico.
Junto as janelas, brises para reduzir os efeitos da forte insolação foram sugeridos, desta forma mantemos a permeabilidade da luz natural, mas cortamos os efeitos da luz e do calor direto que chegariam à residência. Com eles propomos também a inserção de semalhas de marcação estética junto à fachada, utilizando reboco rústico pintado com tom de marrom.

Como resultado, a ampliação de residência unifamiliar, criou uma residência aconchegante, com os setores social e intimo definidos e separados e possibilitou à família maiores espaços de recreação, convivência e lazer.