Select Page

casa rústica | casaLEMOS | Projeto Arquitetônico

Casa Rústica com direito à tijolo a vista e fogão a lenha.

De um modo de vida simples, com briefing estético bem definido esta casa rústica localizada ao sul de Florianópolis no bairro do Rio Tavares busca proporcionar à família o aconchego, o prazer pela simplicidade e os momentos prazerosos que uma residência pode nos proporcionar. Desta forma a Haus Engenho Arquitetura e Interiores projetou a #acasadapintora, com desenho arquitetônico e volumetria simples, mas com grande apelo nos materiais.

Já conversamos anteriormente no blog Prancheta da Haus sobre os estilos estéticos predominantes (você pode ler aqui), ao conversar com a família percebemos a simplicidade do modo de vida, de como ela flui naturalmente, sem apegos, sem excessos, mas com conforto, aconchego e muita receptividade. Durante o briefing os materiais rústicos eram os mais selecionados, e o desejo de ter uma casa rústica ficava cada vez mais evidente.

Com uma volumetria voltada para uma residência com 2 pavimentos o programa de necessidades desta casa rústica propõe um amplo living inferior com sala e cozinha integrados onde o fogão a lenha é o ponto focal do ambiente juntamente com a escada de madeira e suas grandes janelas no pavimento superior.

Materiais e Aplicações

A luz natural permeando a residência foi um dos desejos mais solicitados pela família, desta forma grandes aberturas foram alocadas atendendo ao pedido e harmonizando a fachada, dando maior destaque às aberturas pequenos brises contornam espacialmente as janelas demarcando áreas onde serão utilizados tijolos rústicos como revestimento.

Com as aberturas e demais elementos em madeira, a harmonia na fachada da residência é criada e contrastada com a proposta apresentada onde a residência recebe pintura externa branca. Uma iniciativa contemporânea para uma casa rústica, mesclando materiais simples que no conjunto apresentam forte valor estético, além de ser visualmente agradável.

Para a marcação da entrada da residência, um pergolado coberto com vidro oferece proteção aos dias de chuva, e nos dias de sol mantém a permeabilidade da luz natural à residência além de formar uma agradável varanda externa no térreo. Uma casa rústica simples, com desenho voltado à convivência e ao aconchego da família.