Select Page

residência unifamiliar térrea | casaBENTO | Projeto Arquitetônico

Residência Unifamiliar Térrea, projetada para o pátio interno.

Localizada fora dos limites do centro em Ratones, Florianópolis, SC a casa bento uma residência unifamiliar térrea permeada em meio à natureza. Ela apresenta uma proposta de integração com valorização ao convívio social onde a vida familiar e os encontros são a prioridade.

Durante a entrevista de briefing ficou claro que para a concepção do projeto a principal solicitação da família seria o convívio social. Espaços preparados para receber, criados para garantir conforto, aconchego e integração se apropriando de materiais rústicos como a madeira. Consequentemente forma uma proposta voltada mais para o estilo rústico de materiais. Já conversamos sobre os estilos e apresentamos diferenças entre eles em nosso blog. Confira aqui o post.

O programa desta residência unifamiliar térrea é voltado para os fundos do terreno formando o pátio interno central além disso ponto focal do projeto. Ele se destaca no setor social composto pela cozinha, salas de estar e jantar integradas e voltadas ao pátio. A circulação e acesso do setor íntimo também se apresentada ao pátio proporcionando iluminação natural que acessa os dormitórios da residência, o home office e o lavabo. Fazendo a integração com o interior da residência e o espaço externo gourmet, o pergolado em madeira configura uma cobertura permeável para a varanda externa também voltada ao pátio.

Materiais e Aplicações

A proximidade do jardim com os espaços internos da residência reforça a localização voltada em meio à natureza e integra os espaços de forma sutil. Externamente o acabamento bruto das paredes, a madeira do pergolado e do deck trás a rusticidade dos materiais para o dia-a-dia da família. Como resultado internamente ele é apresentado no piso polido do setor social.

O foco visual voltado à rua é proporcionado através da porta pivotante inserida junto ao painel e cobertura de madeira ripada. Nas fachadas brises de concreto quebram a insolação mais forte sem prejudicar a iluminação interna na residência.

Dessa forma uma casa simples surge, integrada através do pátio garantindo a convivência, a vida familiar e encontros que certamente ficarão registrados na memória da família.